BLOGS

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Patrono do Serviço de Saúde na Aeronáutica

FONTE:

O major brigadeiro méd Ângelo Godinho dos Santos foi consagrado, por Dec. 63.152 de 29 ago 1968, patrono do Serviço de Saúde da Aeronáutica "por sua atuação decisiva e relevante no progressivo desenvolvimento do Serviço de Saúde da Aeronáutica, do qual foi, "na evolução alcançada, o seu primeiro Chefe e Diretor" e mais, por "seu abnegado empenho e devotamento para concretizar pioneiramente a sua estrutura adequada, quando previu, planejou e regulamentou o respectivo funcionamento, inclusive criando, adaptando e aperfeiçoando a quase totalidade dos órgãos especializados, necessários ao Serviço de Saúde da Aeronáutica".

Do estudo das fontes conseguidas e consultadas dele pode ser dito: "Idealista, grande espírito de iniciativa, pragmático, objetivo, espírito de pioneiro, administrador de largo descortínio e profissional de Saúde de sólida cultura", em Medicina Geral e Medicina de Aviação da qual foi um dos mais destacados pioneiros entre nós.

Em 1937, como major médico do Exército, Godinho dos Santos dinamizou o Departamento Médico da Aviação Militar. Aí, aos poucos, liderou o desenvolvimento da nova especialidade – a Medicina de Aviação. Formou especialistas que realizavam exames especializados de Fisiologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Radiologia e Psicologia, em gabinetes dotados do que havia de mais moderno. Realizou, pioneiramente, exames psicotécnicos em massa. Sob sua sábia direção, criado o Ministério da Aeronáutica com aquela estrutura já eficaz de Aviação Militar, ele formou o núcleo do atual Serviço de Saúde da Aeronáutica.

Durante a 2ª Guerra Mundial conseguiu vitória na luta para criar-se o Hospital Central da Aeronáutica, com a desapropriação do Hospital Alemão.

Desenvolveu as atividades para - médicas de Farmácia, Odontologia e Enfermagem na Aeronáutica. Instituiu a enfermagem feminina padrão universitário e pretendia instituir enfermeiras militares.

Segundo José Amaral, colaborador íntimo de Godinho dos Santos, "O idealismo e o pioneirismo dele não foi feito só de sonhos. Foi um idealismo com os pés fincados no chão".

Com idealismo e material esparso e partindo de uma simples Divisão ou DP-5, da então Diretoria de Pessoal, estruturou um Serviço de Saúde, em sistema, dinâmico e harmônico, que recobria todo o território Nacional, cujo órgão central – a Diretoria de Saúde liderada por ele, Godinho dos Santos, mantinha em funcionamento a vasta estrutura onde não havia solução de continuidade que pudesse por em jogo a missão do Serviço de Saúde da Aeronáutica.

O brigadeiro Godinho dos Santos que foi o primeiro brigadeiro médico da Aeronáutica nasceu na Bahia em 11 mar 1888. Faleceu em 6 abr 1949 na função de Diretor do Serviço de Saúde da Aeronáutica tendo pronunciado ao sentir a aproximação do fim estas palavras de despedida: - "Digam aos colegas que o Diretor morre como homem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, . CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...