BLOGS

quinta-feira, 30 de julho de 2009

PATRONO DA ACIAÇÃO AERO-DESPORTIVA

FONTE: WWW.BLOGGER.COM

O jornalista, político, empresário e diplomata Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello foi consagrado, por Dec. 58.495 de 11 dez 1985, patrono da Aviação Aero - Desportiva Nacional, por haver intensificado, em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial e no ano da criação do Ministério da Aeronáutica, a Campanha Nacional de Aviação. Esta consistente na criação de aeroclubes por todo o Brasil, marco histórico inicial da Aviação Aero -Desportiva e, visando à formação de uma reserva de pilotos, tanto para a Força Aérea, como para a Aviação Civil.

Nesta campanha, em favor da Aeronáutica Brasileira, pretendeu transformar cada município num centro de treinamento civil de pilotos através de semeadura de aeroclubes.

E foi muito feliz nesta cruzada patriótica, pois muitos desses pilotos prestaram, após cursarem os CPOR da Aeronáutica no Galeão, São Paulo e Porto Alegre, serviços ao esforço de guerra na Itália e na vigilância do litoral brasileiro durante a 2ª Guerra Mundial e, sobretudo, à aceleração da Integração Nacional e da Aviação Civil.

Em 1935 Assis Chateaubriand teve ação de boa repercussão na criação do Ministério da Aeronáutica, ao fazer chegar ao Presidente Getúlio Vargas, artigo de 17 fev 1935 em O Jornal, de sua propriedade, do capitão de Engenharia Aurélio de Lyra Tavares, que teve grande repercussão e sob o título "Ministério do Ar" e transcrito por Lavenére - Wanderley em História da FAB. Artigo que assim finalizava :"a idéia pois de um órgão central que dirija a evolução técnico e industrial da nossa aviação é oportuna, e a fórmula da criação da do Ministério do Ar deve ser tomada na devida consideração pelos dirigentes dos país".

Artigo escrito sob o pseudômino de Observador Militar, o qual Chateaubriand entregou pessoalmente ao Presidente Vargas que ali mesmo o repassou a Salgado Filho para estudos, concretizados em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica.

Assis Chateaubriand bacharelou-se em Direito, em 1913, na Faculdade do Recife da qual foi professor de Direito Romano e Filosófica do Direito. No Recife foi editor e redator chefe do Diário de Pernambuco. Em 1917 transferiu-se para o Rio onde passou a alternar as atividades de jornalista, com políticas e empresariais.

Foi destacado revolucionário em 1930 e 1932; senador pela Paraíba e Maranhão 1952-55 e 1955-57 e embaixador na Inglaterra 1957-1960. Sua grande obra foi a construção da primeira grande cadeia de Comunicação Social do Brasil – Os Diários Associados.Ele nasceu em Umbuzeiro na Paraíba e faleceu em 4 abr 1968, em São Paulo–SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, . CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...